quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mini-panqueca de quinua

Hoje, a receita do nosso Nutrir não foi trazida pela nutricionista Ariane Bruna Serpa - mas foi comentada por ela! A panquequinha de quinua é uma adaptação mais leve dos tradicionais bolinhos de arroz e foi feita por esta que vos assina. ☺
Vamos a ela, começando pelos comentários da especialista!


A receita é uma excelente opção para o dia-a-dia.  Por quê? A quinua é um grão rico em fibras, que colabora com o bom trabalho intestinal e ajuda no controle dos níveis de colesterol. Possui quantidades significativas de vitaminas e minerais como Vitamina B1, B2, B3, C, E, magnésio, potássio, ferro, zinco e manganês e importante fonte de proteínas. Além disso, possui baixo índice glicêmico, que, associado ao trigo integral, reduz níveis de glicose sanguínea. Utilizando as misturas de farinhas sem glúten ao invés do trigo integral, pessoas celíacas também poderiam utilizar a receita adaptada.




Mini-panqueca de quinua

Ingredientes:
1 xícara de quinua cozida (apenas em água, 2 xícaras de água para ½ xícara de grãos de quinua)
1 ovo
½ cebola picada
2 colheres de sopa de farinha de trigo (pode ser integral)
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
Sal, orégano e cebolinha a gosto

Modo de preparo: em uma tigela, misturar bem todos os ingredientes. Untar uma chapa ou frigideira de fundo grosso com um pouco de óleo, aquecer e colocar a massa às colheradas, achatando. Deixar dourar, virar as panquequinhas e dourar o outro lado. Repetir com toda a massa. Rende cerca de 12 unidades.


Nenhum comentário:

Postar um comentário