quinta-feira, 9 de junho de 2011

Maionese de Abacate com Legumes

Explicações e receita da nutricionista Ariane Serpa:

Para que as pessoas que são acometidas por dislipidemias (colesterol, triglicerídeos, diabetes, pressão alta, obesidade) terem o prazer de se alimentar com uma receita saborosa, modifiquei uma receita de maionese tradicional, para que ela fique mais nutritiva, com baixo teor de gordura saturada e com aparência maravilhosa.

Houve a substituição da maionese por iogurte natural, a adição de óleo também foi bem reduzida em comparação a uma maionese tradicional, e foram acrescentados legumes cozidos para que ela fique mais rica nutricionalmente, com fonte de betacaroteno, fibras, gorduras monoinsaturadas como as encontradas no abacate (que faz parte do molho juntamente com o iogurte, molho shoyo, açúcar mascavo, e temperos).

A maionese fica com um sabor excelente, e não dá para perceber a mudança dos ingredientes.

MAIONESE DE ABACATE COM LEGUMES

Ingredientes:
1 Kg batata
1 unidade de cenoura
100 g de vagem

Molho:
3 colheres de abacate maduro
½ xícara de iogurte natural
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de shoyo
Sal
Suco de limão
1 dente de alho
Óleo de milho (mais ou menos ½ xícara)
Salsa

Modo de Preparo:
Descascar os legumes, picar, cozinhar com sal e deixar esfriar. No liquidificador, colocar o abacate, o iogurte, os temperos (menos o a salsa) e bater. Enquanto a mistura vai sendo batida, acrescentar o óleo. Se precisar acrescente mais abacate ou iogurte para dar o ponto. Misturar a maionese com os legumes e a salsa previamente higienizada bem picadinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário