quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biscoitinho de queijo sem glúten

Fala nossa nutricionista Ariane Bruna Serpa:

A doença celíaca é uma intolerância permanente a uma proteína chamada glúten cujo tratamento, basicamente dietético, consiste na exclusão desta proteína da dieta. Deve-se evitar por toda a vida alimentos que contenham glúten (tais como pães, cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia, cevada e malte).

Assim que o glúten é removido da dieta, a cura costuma ser total. É possível substituir as farinhas proibidas por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta ou fubá.

A receita apresentada, tendo em sua composição farinha de arroz e polvilho, pode ser consumida pelos portadores de doença celíaca. Os outros ingredientes como queijo, ovos, sal e açúcar, são produtos sem glúten na sua composição.



BISCOITINHO DE QUEIJO MODIFICADO

Ingredientes:
200 g de margarina
1 e ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
2 ovos e 1 clara
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
350 g de polvilho doce
350 g de farinha de arroz

Modo de preparo:
Bater em creme a margarina o açúcar e o sal. Sempre batendo junte os ovos e o queijo. Vá acrescentando o polvilho e a farinha de arroz aos poucos. Amassar bem, até obter uma massa homogênea. Enrolar a massa em cordões e cortar. Colocar em tabuleiro untado e assar em forno moderadamente por 20 minutos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário