quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Peito de peru com mel e mostarda

A receita a seguir é um prato leve e fácil de fazer. Possui uma variedade de temperos naturais tornando-a saborosa e com redução de sódio. Vamos falar um pouquinho sobre alguns ingredientes: 

O peru é uma carne magra, de fácil digestão e com pouca quantidade de gordura e colesterol. O colorau é um corante natural que possui carotenóides em sua composição, diminuindo o envelhecimento precoce da pele. Já o açafrão é um tempero rico em antioxidantes e também ajuda a suavizar as cólicas menstruais. 
Temos também o mel, que é um ótimo substituto do açúcar refinado, pois contém mais propriedades funcionais e auxilia em problemas de circulação e musculares. Segundo a Organização mundial da saúde, possui mais de 70 substancias essenciais ao corpo. Porém deve-se consumir com cautela. 
As amêndoas contêm ômega 3, potente antiinflamatório e ajuda a manter níveis de glicose sanguínea e diminui LDL, o colesterol ruim. E por último, a mostarda que é pobre em calorias, mas rica em vitaminas A, B2 e C. 
Ariane Bruna Serpa - Nutricionista 

Peito de peru com mel e mostarda 

Ingredientes:
1 peito de peru com cerca de 1kg 
2 colheres de sopa de azeite 
1 colher de chá de açafrão 
1 c. de chá de colorau 
1 ramo de tomilho fresco 
Sal e pimenta a gosto 
2 colheres de sopa de mostarda 
4 colheres de sopa de mel 
30 g de amêndoa laminada 

Modo de preparo: coloque o peru num tabuleiro refratário e regue com o azeite, polvilhe com o açafrão, o colorau e o tomilho, reservando alguns ramos para decorar. Tempere com sal e pimenta. Cubra o peru com uma folha de alumínio, mas não a deixe colar à carne. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, por 40 minutos. 

Cobertura: misture a mostarda com o mel e as amêndoas laminada. Envolva bem. Retire o peru do forno e aumente a temperatura para 200ºC. Barre a carne com o preparado de mostarda, de modo a envolvê-la por completo. Leve novamente ao forno e deixe-a assar durante mais 20 minutos até as amêndoas ficarem douradas e o peru cozido. Retire-o, corte-o às fatias e coloque-as num prato de servir decoradas com o tomilho que reservou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário