segunda-feira, 27 de junho de 2011

Peixe Aromático

Porque hoje é segunda-feira, temos dica e receita fundamentais da nutricionista Ariane Bruna Serpa.

A receita de peixe aromático é uma receita diferenciada pela forma de temperar a preparação. Foram utilizados o sal light e uma variedade de temperos.

O sal light está no mercado como uma opção para as pessoas acometidas por pressão alta, pois este contém cloreto de potássio e 20% sódio.

Os temperos utilizados foram: alecrim, sálvia, hortelã, manjericão, salsinha, alho, pimenta do reino, e, além disso, vinho branco e suco de limão que aderem muito sabor à preparação.

Foi utilizada uma grande quantidade de temperos justamente para tornar um prato agradável para uma pessoa hipertensa, pois é muito difícil estas pessoas acharem um prato apetitoso quando preparados com pouco sal.

Peixe Aromático

A receita de peixe aromático é uma receita diferenciada pela forma de temperar a preparação. Foram utilizados o sal light e uma variedade de temperos. O sal light está no mercado como uma opção para as pessoas acometidas por pressão alta, pois este contém cloreto de potássio e 20% sódio. Os temperos utilizados foram: alecrim, sálvia, hortelã, manjericão, salsinha, alho, pimenta do reino, e, além disso, vinho branco e suco de limão que aderem muito sabor à preparação. Foi utilizada uma grande quantidade de temperos justamente para tornar um prato agradável para uma pessoa hipertensa, pois é muito difícil estas pessoas acharem um prato apetitoso quando preparados com pouco sal.

Ingredientes:
6 filés de pescada (1,5 Kg)
1 ramo pequeno de alecrim
3 folhas de sálvia
3 folhas de hortelã
1 ramo de manjericão
1 xícara (chá) de salsinha
1 dente de alho
1 copo de vinho branco seco
4 colheres (sopa) de óleo de soja ou de milho
2 g de Sal light
Pimenta do reino a gosto
Suco de limão a gosto

Modo de preparo: temperar o peixe com sal e pimenta do reino. Lavar todas as ervas, secar e picar bem miudinhas. Preparar o tempero com os demais ingredientes da receita, menos o peixe e reservar. Colocar o peixe em uma fôrma e sobre ele, pôr a metade do tempero e assar. Quando estiver seco, acrescentar a outra metade e deixar até dourar.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Miúdos ao Molho Oriental

A nutricionista Ariane Serpa traz, hoje, uma receita rica em ferro. E dicas fundamentais!


A receita a seguir é rica em ferro, indicada para indivíduos com anemia. As vísceras (moela e os corações de frango), têm grande quantidade de ferro heme, o qual tem uma biodisponibilidade bastante alta. As carnes apresentam cerca de 4mg de ferro por 100g do alimento, sendo absorvidos em torno de 40% deste nutriente.
Antes de cozinhar os miúdos salga-se a carne, imediatamente antes do cozimento, aumentando disponibilidade do ferro.
O ácido ascórbico representado na receita através do suco de limão, converte o ferro férrico em ferroso, tornando-o solúvel no meio alcalino do intestino delgado, facilitando sua absorção. O suco de limão deve ser feito somente na hora de cozinhar, para não ocorrendo a perda da Vitamina C.
A presença da cenoura é outro fator que promove a absorção do ferro. Ela contém ß- caroteno, vitamina que aumenta a absorção do ferro.
Apesar da soja dificultar a absorção do ferro, isso é evitado nessa receita, porque o molho de soja passa por fermentação, o que anula o efeito indesejado.
Miúdos ao Molho Oriental

Ingredientes:
Coração de frango – 500 g
Moela de frango
Batata inglesa – 200 g
Cenoura – 200 g
Cebola – 80 g
Pimentão - 100 g
Tomate maduro – 200 g
Limão – ½ unid.
Alho – 2 dentes
Molho de soja (shoyo) – a gosto
Óleo – 2 colheres de sopa
Farinha de trigo – 20 g
Sal – o suficiente
Vinho branco seco – 20 ml
Pimenta – A gosto
Orégano – à vontade


Modo de preparo: Limpar a moela e o coração, retirando os vasos e o excesso de gordura. Lavar bem, cortar a moela em 4, deixar os corações inteiros, temperar com sal e reservar. Preparar um molho com a metade da quantidade do óleo da receita, alho, sal, pimenta, cebola, tomate e um pouquinho de açúcar. Deixar cozinhar bastante. Acrescentar água sempre que necessário. Grelhar os miúdos, até dourar e secar o líquido. Acrescentar o vinho, o shoyo e o orégano e deixar cozinhar um pouco mais. Acrescentar o molho junto aos miúdos e deixe cozinhar, acrescentando água sempre que necessário. Quando os miúdos já estiverem amolecidos, acrescentar a batata e a cenoura limpas e cortadas em tiras finas e deixar cozinhar; Acrescentar o pimentão cortado em tiras e o suco do limão. Deixar ferver por mais ou menos 5 minutos; Engrossar levemente com liga d’água e polvilhar com tempero verde bem picadinho, previamente higienizado.


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Patê de atum light

A nutricionista Ariane Bruna Serpa traz hoje uma versão "magrinha" do popular patê de atum, um clássico das nossas torradinhas e lanchinhos!

A receita a seguir é rica em ômega 3, potente antiinflamatório natural e que tem efeitos positivos no funcionamento do cérebro. Devido à substituição da maionese pelo requeijão e iogurte, aumentamos a fonte de cálcio e diminuímos o valor calórico e gorduras da receita, o que para pessoas com histórico de doenças ósseas e cardiovasculares, é excelente!
OBS: o atum pode ser substituído pela sardinha, para quem preferir!
Patê de Atum Light

Ingredientes:
1 lata de atum em água
Salsa picada

3 colheres de sopa de requeijão light

1 colher de sopa de iogurte natural
2 azeitonas picadas


Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes até obter uma pasta bem cremosa.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Suco terapêutico

Ariane Serpa com a palavra:

Cólicas menstruais? Veja como amenizar esse problema. A receita do suco é bastante eficaz, pois o louro ajuda a diminuir os sintomas da menstruação. O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquidos e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. E a maçã, rica em fibra, também colabora para o trato intestinal.
Suco Terapêutico

Ingredientes:
3 fatias de abacaxi

1/2 maçã

1 fatia fina de gengibre

1 folha de louro


Modo de preparo:
Passe todos os ingredientes na centrífuga e, por último, bata o suco no liquidificador junto com o louro. Enfeite com um pedacinho de casca de abacaxi.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Panqueca Light

Fala a nossa nutricionista Ariane Bruna Serpa:

A receita de hoje, além de ser light, é uma ótima opção para crianças. Foi utilizando na massa cenoura, que aumenta o valor nutricional da receita e para pessoas que não comem verduras, fica a sugestão. Pode ser substituído por beterraba ou espinafre que dão a coloração vermelha e verde, respectivamente.

PANQUECA LIGHT

Ingredientes:
2 claras
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de água
1 xícara de cenoura (beterraba/ espinafre) crus
Sal
Temperos à vontade

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador. Depois doure as panquecas em frigideira antiaderente. Recheie como preferir: carne moída, frango desfiado, peito de peru light com queijo minas, legumes, etc.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Maionese de Abacate com Legumes

Explicações e receita da nutricionista Ariane Serpa:

Para que as pessoas que são acometidas por dislipidemias (colesterol, triglicerídeos, diabetes, pressão alta, obesidade) terem o prazer de se alimentar com uma receita saborosa, modifiquei uma receita de maionese tradicional, para que ela fique mais nutritiva, com baixo teor de gordura saturada e com aparência maravilhosa.

Houve a substituição da maionese por iogurte natural, a adição de óleo também foi bem reduzida em comparação a uma maionese tradicional, e foram acrescentados legumes cozidos para que ela fique mais rica nutricionalmente, com fonte de betacaroteno, fibras, gorduras monoinsaturadas como as encontradas no abacate (que faz parte do molho juntamente com o iogurte, molho shoyo, açúcar mascavo, e temperos).

A maionese fica com um sabor excelente, e não dá para perceber a mudança dos ingredientes.

MAIONESE DE ABACATE COM LEGUMES

Ingredientes:
1 Kg batata
1 unidade de cenoura
100 g de vagem

Molho:
3 colheres de abacate maduro
½ xícara de iogurte natural
1 colher (chá) de açúcar mascavo
1 colher (sopa) de shoyo
Sal
Suco de limão
1 dente de alho
Óleo de milho (mais ou menos ½ xícara)
Salsa

Modo de Preparo:
Descascar os legumes, picar, cozinhar com sal e deixar esfriar. No liquidificador, colocar o abacate, o iogurte, os temperos (menos o a salsa) e bater. Enquanto a mistura vai sendo batida, acrescentar o óleo. Se precisar acrescente mais abacate ou iogurte para dar o ponto. Misturar a maionese com os legumes e a salsa previamente higienizada bem picadinha.



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sopa light

Hoje, a nutricionista Ariane Serpa traz uma sugestão prática e leve para o inverno!

Com esse friozinho, nada melhor que uma sopa!! Ainda mais sendo light. Essa sugestão é para quem está querendo emagrecer, pois restringe o carboidrato do jantar. Os legumes inclusos na receita são ricos em vitaminas e fibras. Mas para quem quer só esquentar o corpo, pode adicionar batatas também.

Sopa light

Ingredientes:
4 cebolas grandes
2 pimentões verdes
4 tomates picados
1 repolho grande
1 aipo ou chuchu grande
2 cubos de caldo de carne
Sal
Pimenta
Cheiro verde a gosto
2 pacotes de sopa de cebola


Modo de Preparo: Picar os ingredientes em cubos não muito pequenos e reservar. Preparar a sopa de cebola conforme a embalagem. Em seguida coloque todos os ingredientes picados e mais água para cozinhar.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Biscoitinho de queijo sem glúten

Fala nossa nutricionista Ariane Bruna Serpa:

A doença celíaca é uma intolerância permanente a uma proteína chamada glúten cujo tratamento, basicamente dietético, consiste na exclusão desta proteína da dieta. Deve-se evitar por toda a vida alimentos que contenham glúten (tais como pães, cereais, bolos, pizzas, e outros produtos alimentícios, ou aditivos, que contenham trigo, centeio, aveia, cevada e malte).

Assim que o glúten é removido da dieta, a cura costuma ser total. É possível substituir as farinhas proibidas por fécula de batata, farinha de milho, amido de milho, polvilho doce ou azedo, farinha ou creme de arroz, farinha de araruta ou fubá.

A receita apresentada, tendo em sua composição farinha de arroz e polvilho, pode ser consumida pelos portadores de doença celíaca. Os outros ingredientes como queijo, ovos, sal e açúcar, são produtos sem glúten na sua composição.



BISCOITINHO DE QUEIJO MODIFICADO

Ingredientes:
200 g de margarina
1 e ½ xícara de chá de açúcar
1 colher de chá de sal
2 ovos e 1 clara
1 xícara de chá de queijo parmesão ralado
350 g de polvilho doce
350 g de farinha de arroz

Modo de preparo:
Bater em creme a margarina o açúcar e o sal. Sempre batendo junte os ovos e o queijo. Vá acrescentando o polvilho e a farinha de arroz aos poucos. Amassar bem, até obter uma massa homogênea. Enrolar a massa em cordões e cortar. Colocar em tabuleiro untado e assar em forno moderadamente por 20 minutos.